1º ano

 
 

Avaliação Parcial 1º ano

1.       1. A pele se divide em duas camadas. Quais são elas?

2.       2. Qual a função da camada queratinizada que é fina como uma folha de papel?

3.       3. Em qual camada de pele aparecem  os vasos sanguíneos?

4.      4.  As glândulas sebáceas são responsáveis por:

a)      Produzirem a oleosidade da pele e dos pelos.

b)      Produzirem suor.

c)       Produzirem novas células

d)      N.D.A

5.       5. Abaixo da pela existe um tecido que é constituído por células de gordura. Que tecido é esse?

a)      Tecido epitelial

b)      Tecido nervoso

c)       Tecido subcutâneo

d)      Tecido sanguíneo

6.       6. Observe a figura e identifique os números com as seguintes partes da pele:

                  

(  ) epiderme

(   ) derme

(  ) tecido adiposo(subcutâneo)

(  ) camada queratinizada

7.       7. De acordo com os textos estudados sobre som, audição e surdez, faça um resumo contendo as informações que estudamos nesses textos.

Boa Prova!!

 
 

Avaliação

Escola de Ensino Médio Francisco Holanda Montenegro
Avaliação Global de Biologia 1º Ano “C”


1. (UFPR) Qual a finalidade da meiose?
a) Modificar a estrutura do complexo de Golgi celular.
b) Reduzir à metade o número de cromossomos da célula.
c) Transformar as células somáticas em células diplóides.
d) Provocar a modificação dos centríolos celulares.

2. Os gêmeos univitelinos originam-se:
 
a) de um óvulo fecundado por 2 ou mais espermatozóides;
b) de um óvulo fecundado por 1 espermatozóide e o ovo resultante desencadeia posteriormente 2 embriões;
c) da fecundação de um óvulo onde ocorrem duas cariogamias;
d) sempre e exclusivamente da polispermia.
3. Uma senhora deu a luz a gêmeos: um menino e uma menina. Com essa única informação podemos afirmar com certeza somente que seus filhos são:
a) univitelinos e compartilhavam a mesma placenta
b) gêmeos idênticos e plurivitelinos
c) originários de dois óvulos, cada um fecundado por um espermatozóide
d) originários de um óvulo que foi fecundado por dois espermatozóides

4. (UNICAMP) As figuras A e B representam o útero de duas mulheres grávidas de gêmeos.

A                                     B

a) Diferencie os tipos de gêmeos representados nas figuras da esquerda com a da direita. Explique como esses gêmeos são originados.
b) Que sexo os fetos podem apresentar em cada um dos úteros?

5. Explique como ocorre a fecundação.


6. As células sexuais passam pelo processo de divisão chamado de  ____________. E formam ___ cromossomos. Marque a opção que completa corretamente
a) mitose, 46
b) mitose, 23
c) meiose, 46
d) meiose, 23

7. Sempre que uma célula vai se dividir, antes ela tem de duplicar seus DNA. Isso acontece durante uma fase de vida chamada:
a) interfase
b) prófase
c)metafase
d) mitose

8. Responda:

a) célula reprodutora masculina

b)  termo usado para designar células reprodutoras

c) órgãos masculinos formadores de células reprodutoras

d) órgãos femininos formadfores de células reprodutoras

 
 

Fecundação

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.

Ovulação é o fenômeno no qual o sistema genital feminino libera o ovócito, anteriormente abrigado em uma estrutura localizada no ovário chamada folículo. Tal evento ocorre graças à ação de hormônios específicos, os estrogênios.

Durante o ato sexual, na ejaculação, o homem libera, juntamente com o esperma, cerca de 350 milhões de espermatozoides. Esses, cuja formação se inicia somente na puberdade, se direcionam da vagina para o útero, e dele para as trompas, buscando atingir o gameta feminino, que exerce forte atração química sobre eles. Durante o percurso, muitos ficam para trás; e somente um, ou um número um pouco maior que esse, consegue atingir o ovócito.

Cerca de nove dias após a ovulação já há como detectar se a mulher está grávida ou não, já que, em caso positivo, a fecundação propicia a produção de gonadotrofina coriônica humana (HCG). Esta glicoproteína é liberada pelo corpo-lúteo, estrutura formada a partir do folículo ovariano, após a liberação do ovócito. Ela impede que o corpo feminino tenha novas menstruações e ovulações.

    

Gêmeos

A gravidez de gêmeos é mais cansativa e exige mais do organismo da mulher. A pressão sobre os músculos, ossos e articulações é maior, e você precisará de um descanso extra.

Os gêmeos normalmente nascem dois ou três meses antes e são menores do que um único bebê.Os gêmeos também se formam de duas maneiras: gêmeos idênticos e gêmeos fraternos.

Gêmeos idênticos

Os gêmeos idênticos são univitelinos. Neste caso só um óvulo é produzido e fecundado,formando um zigoto, mais o zigoto sofre varias divisões celulares, assim se divide em duas ou mais partes, cada uma origina um embrião completo. Quase sempre compartilham a mesma placenta. E são mais raros que os gêmeos fraternos.
Os gêmeos idênticos se assemelham muito entre si, são sempre do mesmo sexo e parecem reflexos um do outro.

Gêmeos Fraternos

Os gêmeos fraternos são bivitelinos. Metade dos gêmeos fraternos são pares formados por meninos e meninas. Eles se originam de dois zigotos diferentes. È quando dois ou mais óvulos maduros são produzidos ao mesmo tempo por um ou pelos dois ovários. Nesse caso, o esperma pode fundir-se com mais de um óvulo, originam se dois embriões, cada qual com sua placenta.
Alem de que sua aparência física e sexo são diferentes, pois são gerados de óvulo e espermatozóide diferente.

 
 

Divisão Celular

Definição de Divisão Celular

A divisão celular é um processo pelo qual as célula(unidades básicas da vida)se reproduzem e não só, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variado em relação ao tipo de célula e a sua função.

Todos os organismos uni. ou pluricelular têm a capacidade de se reproduzirem para a manutenção da espécie, logo tudo isso tem um começo, que é a divisão celular que é a perpetuação da vida.

Nos seres eucariontes a divisão celular divide-se em duas etapas distintas:

- mitose que é o processo universal de divisão.
- citocinese que é divisão do citoplasma em células filhas.
- interfase que é um período de intensa actividade e síntese de crescimento.

Função da Divisão Celular

A divisão celular tem como função(através da sua capacidade metabólica)

a manutenção da vida enquanto conseguir(uma célula dá origem a uma outra célula). Através desta divisão as células-filhas terão pelo menos metade ou mesma quantidade de material genético da mãe onde há uma hereditariedade através da reprodução ou divisão celular normal ou tem como função e com fidelidade passar o programa genético de uma geração celular para a geração seguinte(a cromatina da célula mãe, é replicada ou separada recebendo as células filhas uma quantidade do DNA da mãe).

Tem como função também a reconstituirão celular, crescimento e desenvolvimento dum pluricelular por exemplo através dum zigoto unicelular.

A divisão pode ter diferentes velocidade nos diferentes tecidos celulares com diferentes funções.

Tipos de Divisão Celular

Na natureza encontramos dois tipos de divisão celulares similares:

A mitose que as células filhas terão a mesma quantidade de cromossomas replicadas em dois possuindo um numero diploide(2n)que são células somáticas, e a meiose que dividem-se a quantidade de cromossomas pelas células filhas que possuem um numero haploide de cromossomas(n).

Utilizam ambas a citosinese que é a separação parcial em dois o citoplasma da célula-mãe e que está sempre acompanhada com a divisão celular. Na célula animal esta divisão origina duas células filhas separadas ou individualizadas entre si.

Podemos encontrar também a amitose(divisão directa)ou cissiparidade caso pouco frequente na natureza vê-se na divisão do macromucleo da paramécia.

Introdução

Eventualmente as células necessitam se duplicar para dar origem a novas células. Esta divisão celular ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose. Neste texto abordaremos a mitose.

De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula.

As fases da Mitose 

Agora que sabemos disso, veremos as cinco fases que a célula atravessa em seu ciclo de vida até completar sua divisão. São elas: prófase, metáfase, anáfase, telófase e interfase. 

Prófase

Nesta fase, as células começam a se preparar para a divisão. É neste momento que ocorrerá a duplicação do DNA e centríolos. Com o DNA condensado e os centríolos em movimento, inicia-se o processo da divisão mitótica.

Metáfase

Aqui começa o alinhamento entre os pares formados na fase anterior. Nesta etapa, o DNA alinha-se no eixo central enquanto os centríolos iniciam sua conexão com ele. Dois fios do cromossomo se ligam na parte central do centrômero.

Anáfase

A divisão começa com os cromossomos migrando para lados opostos da célula, metade vai para um lado e a outra metade vai para o outro. 

Telófase

Esta é a última fase da mitose. Nesta etapa a membrana celular se divide em duas partes, formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade do DNA original.

Interfase

Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela  mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia.

 
 

Avaliação

1) Seres pluricelulares são aqueles formados por:
a) Uma única célula
b) Várias células
c) Membrana Plasmática
d) Citoplasma


2.) O que é célula?


3.) Qual das estruturas abaixo, é a responsável pela respiração da célula?
a) Citoplasma
b) Mitocôndria
c) Núcleo
d) Ribossomos


4.) O complexo Gongiense é um conjunto de bolsas de membranas na forma de saquinhos que tem como função:
a) Proteger a célula
b) Produzir proteínas
c) Receber as proteínas e armazenar glicídios
d) Produzir energia


5.) Observe a estrutura abaixo e identifique quais as estruturas que representam os números 1, 3 e 4.


6.) Qual a proteína que transporta oxigênio no sangue:
a) Queratina
b) Anticorpos
c) Hemoglobina
d) Miosina

7.) Proteínas que ajudam a defender seu corpo contra invasores estranhos:
a) Actina
b) Miosina
c) Anticorpos
d) Enzimas

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]



Meu Perfil
BRASIL, Nordeste, IGUATU, Alencar, Mulher
Visitante número: